A convite do TIME – Projeto CLDS 4G, no contexto do tema “Sustentabilidade: Um olhar para o futuro”, facilitei uma palestra no Agrupamento de Escolas Soares Basto, em Oliveira de Azeméis, para um grupo de mais 70 alunos (maioritariamente do ensino secundário).

Como todos podemos transitar para uma vida ecológica, consciente e sem desperdício? A apresentação foi dividida em três partes principais: compreender o problema; encontrar inspiração com as soluções; olhar o futuro.

Na primeira parte, o foco foi compreender as problemáticas associadas ao desperdício e ao nosso estilo de vida (alimentação, moda, transportes, equipamentos elétricos e eletrónicos, etc). Foram usados alguns excertos de documentários como, por exemplo, “The True Cost” e “Kiss the Ground” para promover a consciencialização para o impacto negativo em várias dimensões dos atuais modelos de produção/consumo.

De seguida, partimos para as soluções: que projetos inspiradores existem em Portugal e no Mundo, que contribuem com uma pegada ecológica positiva? E, mais importante, o que é que cada um de nós pode fazer no seu dia a dia? Assim, fez-se um breve enquadramento na temática da economia circular e seguiu-se a parte de demonstração de marcas/produtos que seguem esses mesmos princípios. Por fim, foi também partilhadas dicas e estratégias para um estilo de vida mais consciente e sustentável.

Por fim, seguiu-se a última dose para inspiração, focando no tema central “cidadania/trabalho com propósito e impacto positivo”. Perspetivando as escolhas de caminhos profissionais que se avizinham para os alunos de ensino secundário, é importantíssimo que os jovens se sintam empoderados a escolher fazer parte das soluções para a mudança e transição do ponto de visto do desenvolvimento sustentável.

Foi incrivelmente animador perceber que muitos jovens e docentes já estão comprometidos com esta missão. Que melhor forma existiria para celebrar o Dia da Terra?

Um agradecimento muito especial à equipa TIME pela oportunidade de transmitir a minha mensagem. Sim, todos podemos fazer a diferença!

Todos somos parte da mudança! Vamos juntos?

Filipa Gouveia