Despertar
Que melhor sítio para preparar o futuro … que as escolas? É urgente despertar consciências e dotar as crianças e jovens de eco-competências!
As escolas são micro e macro cosmos! Terrenos férteis que estão sempre à espera de serem plantados com novas e refrescantes ideias! Vamos lá fazer a revolução … verde!
Viver em comunidade
“Não precisamos de tudo o que temos, e não precisamos de comprar tudo o que queremos”! Se por um lado é importante consciencializar as crianças e jovens para padrões de consumo excessivos, por outro lado, devemos inspirá-las a práticas mais circulares, comunitárias e empáticas!
É também importante trabalhar ao nível de hábitos do dia-a-dia de forma a minimizar o nosso impacto ambiental! Afinal, tudo se (re)aprende!
O que dinamizo então?
1. Palestras
Um auditório cheio de alunos. Uma tela e um computador. Uma mão cheia de documentários. Tudo o que é preciso para lançar o debate. Lançar a dúvida, o sentido crítico. Informar e formar.
Vamos refletir sobre o nosso estilo de vida, padrões de consumo, indústria e consequências? Esta é a minha wake up call para todos os jovens! É tempo para todos agirmos.
2. Oficinas
Na transição para uma vida sustentável é importante desenvolver competências de autonomia, aprender como fazer para menos consumir! Então há que “pôr as mãos na massa” e aprender como fazer produtos de limpeza da casa, produtos de higiene pessoal e receitas saudáveis … com impacto ambiental mínimo.
Neste modelo gosto sempre de levar comigo outras pessoas para me ajudarem a inspirar os alunos e a ensinar receitas diferentes! Na fotografia a baixo está a Liliana Macedo, criadora da primeira loja a granel sustentável de Vila Real – a Porta dos Sentidos.
3. Atividades Educativas
Nas férias escolares existe mais espaço para que as crianças se abram à descoberta e à reflexão! É um momento perfeito para abordar de uma forma leve e didática uma série de temas sérios como, por exemplo, poluição, alterações climáticas, desflorestação, produção industrial de alimentos e consumismo global!
Durante as atividades, os novos “detetives do ambiente” vão poder encontrar por si mesmos algumas soluções e responder à pergunta: “O que é que cada um de nós pode fazer?”! Assim, são trabalhados conceitos como os 7 R’s e a economia circular!
Costumo também levar os meu produtos e utensílios “zero waste” para exemplificar e descomplicar como podemos reduzir a nossa pegada ambiental!
Por uma Vida ECOnsciente,
Filipa Gouveia