Hoje vou começar um novo tema! Vou falar sobre livros e autores que me inspiram. Aqueles que me mostram outros horizontes e que quero partilhar com o Mundo!

Cradle to Cradle (Vintage Publishing)

Este livro já é de 2002 mas nunca foi tão atual. Escrito por dois visionários, Michael Braungart e William Mcdonough, transmite-nos a visão do que é a economia circular! “We see a world of abundance,not limits”. Será que a economia circular é uma utopia ou uma urgência da sociedade atual?

Desafio Zero (Manuscrito Editora)

A Eunice Maia, mulher que me inspira de tantas formas, lançou o seu primeiro livro! Se querem perceber como reduzir o desperdício em casa, este é um recurso valioso que compila imensas dicas práticas – acessíveis a qualquer pessoa! Aborda também o tema da educação, escolas e cidades sustentáveis!

O Naufrágio das Civilizações (Marcador Editora)

Amin Maalouf é um jornalista e romancista libanês e neste livro faz uma retrospetiva de alguns momentos históricos que nos trouxeram até aqui, em paralelo com os acontecimentos da sua própria vida, para responder à pergunta “Como chegámos a este ponto?”! Uma perspetiva real e crua da sociedade, enquanto coletivo inter-dependente. Uma reflexão séria dos desafios que enfrentamos.

Greta e os Gigantes (Jacarandá Editora)

Um livro brilhante inspirado na história de Greta Thunberg, da autoria de Zoe Tucker e Zoe Persico! Destinado a miúdos e graúdos, pela sua simplicidade e força. Muito mais que um convite à reflexão sobre o estado atual do nosso planeta é um apelo à responsabilidade e ao poder que cada um de nós tem para mudar o curso da História, independentemente da sua idade. Porque «ninguém é demasiado pequeno para fazer a diferença».

Livros de digestão lenta

  • Há livros que gosto de ler muito devagar como, por exemplo, “Sapiens: Breve História da Humanidade” de Yuval Noah Harari! Como é que tudo se desenrolou ao longo dos últimos milhares de anos? Uma retrospectiva histórica da (r)evolução enquanto espécie e sociedade. This is food for thought.
  • Outros livros são como a nossa casa. É sempre bom regressar – uma e outra vez, sem fim. Já lemos tudo, já lhes conhecemos as entrelinhas e os meandros. Mas chega sempre o dia em que lá voltamos. “Teoria da Viagem – Uma poética da Geografia” de Michel Onfray! Numa fase em que todos estamos privados de viajar, deixo o meu convite à leitura de um livro excecional! Inspirem-se.
  • É sempre bom regressar aos clássicos, como Miguel Torga ou Eugénio de Andrade. E porque não, reler Saramago ou Eduardo Galeano?

A epifania. A inspiração. A utopia. A criatividade. São vitais para mim. E assim a vida segue, muito mais rica!

Nota – Já conhecem a Goodreads? É uma plataforma incrível para os amantes dos livros! Deixo aqui o meu perfil!

Por uma Vida ECOnsciente,

Filipa Gouveia