Maior parte da pegada ambiental que geramos acontece em nossas casas! Porquê? Muito simples, as mais simples rotinas (higiene pessoal, alimentação, limpeza da casa, gestão do lixo, etc.) são feitas diariamente e, logicamente, têm um enorme impacto! 

Não se trata só das minhas escolhas ou das tuas! Ao nível global biliões de pessoas precisam de fazer as mesmas coisas todos os dias! A partir deste ponto, facilmente podemos compreender que cada indivíduo é um poderoso agente de mudança!  

Consciência, Conhecimento e Ação

conhecimento traz este poder! Com conhecimento somos capazes de fazer escolhas informadas. Mas se estamos numa época onde o tema “sustentabilidade” está em todas as agendas políticas, meios de comunicação e conversas de café … numa era onde temos acesso à informação em qualquer lugar e de forma gratuita … O que falta? 

Na minha ótica, ainda nos falta a nível individual e coletivo algo basilar e profundo: a consciência! A consciência é a terra fértil, onde a semente do conhecimento pode florescer. E só assim a mudança acontece!

É importante mergulhar neste assunto! Perceber que um hábito meu tem implicações éticas, não é fácil de assimilar. Estamos distanciados das realidades, então facilmente esquecemos! E facilmente podemos achar que as nossas escolhas são insignificantes!

É urgente recuperar a nosso sentido de responsabilidade sobre o mundo. E empoderar-nos! Sim, cada um de nós pode fazer a diferença!

Primeiros Passos

Uma vez que alcançamos esta consciência surge a questão: então o que posso fazer? Hoje temos muita informação mas está dispersa! Existem tantos produtos, tantas opiniões! Tantos estudos! Que muitas vezes se contradizem. 

Na minha opinião não há como não ter medo de arriscar e ir experimentando alternativas. Podemos pensar “como posso solucionar este problema? como posso fazer de forma diferente?”. Não há nada mais valioso que a nossa experiência! 

É também importante rodearmo-nos de “like-minded people” e abertamente partilharmos as nossas dúvidas e aprendizagens! Eu acredito que a sustentabilidade nos faz retornar a um sentido de comunidade! Precisamos de nos voltar a unir! 

Workshop “A Casa Sustentável”

De forma a ajudar as pessoas a perceber como podem fazer a transição para um dia-a-dia mais sustentável, vou iniciar uma série de workshops pelo país! 

No Workshop “A Casa Sustentável” vamos falar das seguintes áreas: 

  • Alimentação Sustentável
  • Limpezas de Casa Ecológicas
  • Gestão de Resíduos Domésticos
  • Vestuário, Acessórios e Decoração
  • Animais Domésticos

O que vai ser feito? 

  • Será feita demonstração prática de produtos e utensílios a utilizar nas nossas casas, de forma a minimizar o desperdício e pegada ambiental!
  • Serão partilhadas experiências, estratégias e recursos de forma a que cada um possa fazer escolhas mais conscientes, ecológicas e económicas!
  • workshop terá uma componente prática! Os participantes vão aprender a fazere levar consigo, produtos zerowaste naturais para utilizar em casa!

O que está incluído? 

  • Manual “A Casa Sustentável” (formato PDF)!
  • Descontos especiais em produtos sustentáveis das diferentes marcas aderentes!
  • 10% do valor das inscrições será doado conjuntamente pela Vida ECOnsciente e pelo Soul – Alimentação Saudável e do Bem para uma associação escolhida pelos participantes no dia do workshop!

Como me posso inscrever?

  • Os contactos para pedidos de informação e inscrição devem ser feitos através do email vidaeconsciente@gmail.com 

Aonde vai decorrer?

Encontra aqui informações do próximo evento, a acontecer em Braga, no espaço Soul!

Quem é a Filipa Gouveia?

Sou a criadora do projeto Vida ECOnsciente e a minha missão é inspirar pessoas na transição para uma vida mais consciente e sustentável! 

Abordo a importância de simplificar todos os processos, de forma a que tornem a nossa vida mais natural, leve e harmoniosa. 

Acredito que é importante que cada um de nós se co-responsabilize e se sinta empoderado para fazer esta mudança! Só assim podemos caminhar para uma sociedade mais equilibrada e justa, baseada numa economia verde e circular. 

Por uma Vida ECOnsciente,

Filipa Gouveia